NOTICIAS
Professor Henrique Ribeiro homenageado.
No passado dia 14 de Novembro o professor Henrique Ribeiro foi homenageado pelo Rotary Club de Felgueiras, num jantar homenagem que contou com a presença de varias dezenas de pessoas. Esta foi mais uma forma de dar o merecido reconhecimento e valor à obra que tem sido feita, e deixada na Associação da banda de música de Felgueiras por parte do seu maestro Henrique Pinto Ribeiro.
De referir que esta iniciativa do Rotary Club de Felgueiras só é feita uma vez por ano e de à uns anos a esta parte tem vindo a homenagear vários Felgueirenses, e desta forma dar valor à obra deixada pelos mesmos e que sem duvida passaria ao lado do conhecimento da sociedade em geral.
Dedicatória ao mestre Henrique Pinto Ribeiro
Bebendo desde o berço a melodia
Abraça a música por vocação
Às notas que trauteia em harmonia
Dá-lhes alma, sentido e coração.
Sem descanso devora as partituras
De breves, mínimas, colcheias e pausas
Trata por tu e sem mesuras
As claves das pautas e das causas.
Ergue-se imponente, como quem manda a regra
Em cima do palanque, de batuta em riste
Em pose sorri se a melodia alegra
Carrega o semblante se ela é triste.
Honra, por isso, ao mestre Henrique
Tão Nobre arte nunca deslustre
E com esta homenagem lembrado fique
O músico, o cidadão o Felgueirense ilustre.
Felgueiras, 14/11/2005
O auge da carreira do jovem saxofonista Luís Pereira
aconteceu em Julho de 2005, quando obteve o segundo prémio – uma
bolsa no valor de 350 euros – no 1.º Concurso Internacional de
Saxofone “Vítor Santos”, na categoria Júnior. Obteve
a distinção interpretando as obras Sonata op.29 de Robert Muczynsky,
na eliminatória, e Danças do Cão de Jorge Salgueiro,
na final.
O antigo professor da Escola de Música do Conservatório Nacional, Vítor Santos, Mario Marzi, professor do Conservatório Giuseppe Verdi de Milão, o professor da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (ESMAE), Fernando Ramos, e o músico holandês Henk van Twillert que lecciona no Sweelinck Conservatorium van Amsterdam e no ESMAE onde também dirige a orquestra de saxofones, integraram o júri composto por 11 músicos prestigiados. O concurso, inserido no 1.º Festival Internacional de Saxofone de Palmela, reuniu dezenas de saxofonistas e músicos internacionalmente reconhecidos.
Luís Pereira iniciou os estudos musicais na Banda de Música de Felgueiras, aos 11 anos. O saxofone foi o instrumento eleito. Decidiu fazer da música um modo de vida e ingressou na Academia de Música Valentim Moreira de Sá, em Guimarães, estabelecimento que ainda frequenta, na classe da professora Fernanda Alves, em regime articulado com o ensino oficial. Integra também a Orquestra de Sopros da Academia de Música Valentim Moreira de Sá.
No ano lectivo 2003/04 estagiou na Orquestra do Norte, com a qual colabora frequentemente. Actuou em Kaiserslautern, Alemanha, no âmbito de um intercâmbio luso-germânico e em Vilagarcía de Arousa, Espanha, na III Mostra Musical de Xoves Intérpretes. Participa desde 2001 no Ciclo de Concertos Jovens Músicos de Guimarães.
Frequentou ainda master-classes com o quarteto de saxofones Invicta Sax,
Fernando Ramos, Henk van Twillert e Mario Marzi.